Época de ano novo costuma ser época de revisão, de repensar, época de 'retentar', e de celebrar com amigos e familiares mais um ano de vida e de lutas que passou.
Assim nós celebramos com felicidade repentina, com muitos fogos e festas bem elaboradas com muitas bebidas e badalação.
Racionalmente, seria apenas um intervalo de 365 dias e algumas horas. Seria o tempo que a Terra demora a dar uma volta completa em torno do sol. Talvez por esse motivo, os outros animais, não estejam nem ai para essa história de ano novo, afinal que sentido tem isso para suas vidas? Nenhum!
Racionalmente, seria apenas um intervalo de 365 dias e algumas horas. Seria o tempo que a Terra demora a dar uma volta completa em torno do sol. Talvez por esse motivo, os outros animais, não estejam nem ai para essa história de ano novo, afinal que sentido tem isso para suas vidas? Nenhum!
A contagem de tempo para os animais é uma questão, não de vaidade e badalação, como para a maioria dos humanos, mas de sobrevivência.
Animais estão preocupados em contar o tempo para se precaver e se preparar para sobreviver à natureza que lhes é hostil. Os ursos sabem a época do ano em que devem se empanturrar para aturar meses de hibernação em rígidos invernos sem morrer de fome. As formigas também aprontam o estoque enquanto dá, elas sabem a época que chega o inverno. As baleias jubarte que frequentam as águas do Atlântico Sul Ocidental fazem isso com o intuito de acasalar e vem por aqui em época determinada, entre julho e novembro, aproveitando preferencialmente as águas quentes, tranquilas e rasas do Banco dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia.
Enquanto os outros animais, cheios da razão, não marcam suas datas quando não são exclusivamente para fins realmente necessários, nós humanos, imbuímos em datas significados e as tornamos comemorativas e festivas, mas nos esquecemos com extrema facilidade de eventos e problemas que ocorrem ou que persistem todos os anos e que afetam diretamente nossas vidas.
Críticas a parte, nossa inteligência, muito superior à dos outros animais, nos permite certos caprichos, como o de estar feliz e agradecido por mais um ano que se passa. Contamos assim os anos com a tradição de que essa passagem, de um ano para o outro, se torna um marco para nossas vidas. Vida essa que passa rápido por sinal.
No entanto essa mesma inteligência nos imbuí de diversas responsabilidades, ora de resolver nossos problemas pessoais, ora de contribuir para o futuro de nossa nação, e até da humanidade como um todo. E inclusive até da natureza e dos outros seres vivos.
A humanidade é feita de gente, e gente é feita de ideias, nós precisamos de boas ideias, de ideias de tolerância, de paz, de amor e de verdade. Só assim, com uma pessoa por vez, possamos desejar de coração a paz que ainda não possuímos.
Quem sabe um dia nós não façamos inveja aos outros animais?
Feliz ano novo a todos vocês! Faço aqui um único voto: Reinvente-se!
Comentários
Postar um comentário